O nosso propósito


O Projecto Fotografia no FEMININO é o resultado do olhar e trabalho fotográfico de um grupo de mulheres que, unidas pela paixão da fotografia mas com profissões, personalidades e vivências diferentes, se juntaram com o intuito de lançar um alerta sobre as várias lutas que se vêm travando em todo o Mundo.

Este projecto tem duas componentes:

- O livro "Fotografia no FEMININO", composto por temas diferentes, onde cada Autora através de doze imagens acompanhadas de um texto procuram transmitir a sua visão e o seu sentir,

- A exposição fotográfica " ... de Par em Par", composta por três imagens de cada Autora.

A exposição irá percorrer o país durante o ano de 2019.

Tanto o livro como as imagens da exposição podem ser adquiridos revertendo parte do resultado da venda a favor de uma instituição de solidariedade social que aposta fortemente na escolarização de crianças carenciadas residentes em zonas limítrofes de Lisboa.


Nós... num todo


Ana Mendes do Carmo          Ana Sousa Simões          Cristina de Matos

Dulce Boga          Isabel Gomes da Silva          Isabel Jorge Rabaça

Kady Kounta          Maria Alexandra Abrunhosa

Patrícia Blázquez           Patrícia Vilela Antunes          Paula Alçada Castela



De cada uma... um pouco

Sou natural de Algés, resido em Coimbra desde 1982 e sou licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com especialização em Cardiologia.

A fotografia foi sempre uma paixão na minha vida. Cresci rodeada por fazedores de imagens, mas só a partir de 2009 é que me dediquei mais profundamente a esta arte.

Frequentei vários workshops de fotografia e de edição de imagem. Desenvolvi o gosto particular pela fotografia de Arquitectura e de Paisagem.

Há cerca de dois anos tenho-me dedicado igualmente à fotografia de Natureza com especial foco para a fotografia de Aves.

Apresentei vários trabalhos em exposições colectivas e individuais.

Sou co-autora de vários livros de fotografia, editados pela Chiado Editora, Edições Vieira da Silva, Guide e Almalusa.

Sou autora dos livros:

  • "PAI" - das Paisagens da Arquitectura e dos Instantes. Editado em 2013 pela Almalusa, dedicado à memória de meu Pai, grande inspiração em todos os meus trabalhos.
  • " Aves de Portugal e Espanha" - Editado pela Almalusa em 2017.


As minhas fotografias são publicadas nos seguintes sites de fotografia:

   https://www.flickr.com/photos/anamendesdocarmo/

   https://olhares.sapo.pt/AnaMendesCarmo/

Nasci no ano de 1959 em Lisboa e moro em Mem Martins- Sintra.

Durante a infância, tomei contacto com a arte de fotografar através do meu Pai.

Autodidacta, procurei aprender em revistas e livros do tema. Observando e partilhando experiências apurei e enriqueci os meus conhecimentos.

Participei em exposições colectivas e partilho o meu olhar em sites e revistas de fotografia.

Recentemente, colaborei no livro colectivo "5/365".

Gosto de fotografar todas as temáticas fotográficas, sendo a Paisagem e Natureza os meus temas preferidos.

Para mim, a fotografia é também um modo de expressar os meus sentimentos e emoções. Assim, vou aprisionando momentos que me cativam e cada registo meu conta uma história e tem um pedacinho de mim.

Nasci em Faro e resido em Lisboa para onde me desloquei a fim de iniciar os meus estudos académicos, onde me licenciei em Direito.

O gosto pela fotografia existe em mim desde sempre. Na infância, havia uma "KodaK" que levava para todo o lado, a fim de registar momentos, guardar instantes, perpetuar tudo o que via "para mais tarde recordar". Frequentei vários cursos de fotografia e workshops temáticos.

Participei em concursos de fotografia, bem como em vários eventos. É neste convívio saudável que também aprendemos, trocando experiências e saberes.

Algumas das minhas fotografias foram escolhidas para ilustrarem artigos editoriais e programas de agências de viagens, através de um site internacional onde costumo publicar alguns dos meus trabalhos fotográficos.

Embora trabalhe com gosto na minha profissão, a fotografia é a minha grande paixão.

Começou cedo este meu hobby, com uma máquina fotográfica analógica, oferecida pelo meu Pai.

Fiz alguns workshops, fui lendo livros e revistas da especialidade, assim como praticando algumas técnicas de fotografia.

Tenho participado em algumas exposições colectivas e sou co-autora do livro de fotografia "5/365".

Profissionalmente sou assistente operacional, numa escola, com funções bibliotecárias.

Procuro encontrar o que ainda ninguém viu e porque olhar vale a pena, perco-me na natureza e nas linhas da arquitectura. Deixo-me envolver pelo quotidiano, levo por companheira a minha máquina fotográfica.

Partilho emoções... partilho olhares.

As minhas fotografias são publicadas regularmente em:

Nasci em Lisboa onde ainda resido. Sou licenciada em Química pela Faculdade de Ciências de

Lisboa e exerci a actividade de professora no ensino secundário durante 38 anos.

A fotografia é uma paixão antiga. Como a maior parte dos fotógrafos comecei por usar uma simples câmara compacta e a evolução foi surgindo devido a vários cursos e workshops que frequentei.

Viajar é uma paixão mais recente.

Quando estas duas paixões se unem surgem momentos únicos, para mim, religiosamente guardados nas minhas fotografias.

A adrenalina de fotografar locais inesperados, com tempo diminuto para o fazer, procurando o melhor enquadramento e luz sem que tenha sido possível um estudo prévio e mesmo assim conseguir fotos interessantes, são experiências inesquecíveis.

Ganhei o primeiro prémio num concurso de fotografia nacional e vários outros galardões noutros concursos. Tenho fotografias publicadas em revistas e livros nacionais e internacionais e algumas são capas de livros.

Participei em várias exposições individuais e colectivas.

Entre as várias exposições colectivas em que participei saliento a exposição "365 dias fotografando com Amigos" da qual resultou um livro colectivo denominado "5/ 365".

Sou autora de um livro de fotografias denominado "Viajar assim...."

Isabel Jorge Rabaça

Nasci em Arganil, no coração da Beira Serra, e creio que por isso a natureza, em todas as suas facetas, é o meu tema favorito na fotografia.

Vim para Lisboa com 17 anos e licenciei-me em Filologia Germânica, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Resido em Paço de Arcos e sou professora de ensino secundário, tendo lecionado inglês e Alemão durante trinta e quatro anos, estando actualmente aposentada.

Comecei a fotografar há muito pouco tempo, tendo tido outras actividades, sendo a mais marcante a pintura em porcelana, desenvolvida ao longo de várias décadas.

Actualmente, fotografar para mim é uma outra maneira de "pintar" e interpretar o que me rodeia... Por isso, resolvi aumentar os meus conhecimentos, frequentando um curso de fotografia organizado pela Academia Olhares.

Recentemente participei no livro "5/365" e na exposição colectiva que lhe deu seguimento "365 Dias fotografando com Amigos".

Nasci no Mali, resido em Lisboa e sou Médica Dentista com prática exclusiva em Ortodoncia.

Sou fotógrafa amadora e carrego as imagens que vou captando, por aqui e por ali, por prazer e também como um imperativo da minha profissão.

Sendo Ortodoncista, as imagens que recolho dos meus pacientes servem para registar, diagnosticar, elaborar o plano de tratamento, a sua monitorização e o seu resultado. Porque na minha profissão, o meu objectivo é conseguir o alinhamento ideal para obter um resultado estético e funcional, estou atenta às geometrias, linhas, pontos, simetrias, ângulos ...

E é assim, desta vida tão plena de imagens, que nasce o meu interesse pela fotografia.

Frequentei vários cursos e workshops.

Realizei várias exposições individuais de fotografia:

  • "Momentos". Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, Lisboa 2009.
  • "Instantes ... travados". Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, Lisboa 2010.
  • "Olhar sobre ... ". Congresso da Sociedade Espanhola de Ortodontia, Santiago de Compostela, 2012.
  • "Percursos". Espaço "MebyMe", Lisboa, 2013.
  • "Entre-linhas". Atelier Maria Gomes. LX Factory, 2015.

​Participei numa exposição colectiva: "365 dias Fotografando com Amigos" e no livro colectivo que desse projecto resultou: "5/365".

Participei em vários concursos de fotografia e tenho fotografias expostas em colecções privadas e instituições.

​As minhas imagens são recolhidas em locais distintos, diferentes momentos e situações, por vezes com um tema comum, fruto de um "disparo" momentâneo, simples e geralmente não planificado. Existe sim, quase sempre, uma vertente gráfica, de escala, proporção e perspectiva onde o elemento humano se integra.

Nasci no Porto em 1956 e licenciei-me em Medicina exercendo a especialidade de Médica de Família no concelho da Póvoa de Varzim.

De meu Pai herdei duas paixões: a Medicina e a Fotografia.

Tive a minha primeira máquina fotográfica reflex aos 22 anos e com ela iniciei a caminhada por um dos meus sonhos, percorrendo os quatro cantos do mundo.

Abracei mais tarde a fotografia digital que me proporcionaria outras nuances e que me obrigaria a uma outra aprendizagem.

Participei em várias exposições coletivas na Secção Regional da Ordem dos Médicos e ainda numa exposição individual integrada num Congresso médico em 2017.

Tenho fotografias publicadas em vários sites nacionais e internacionais.

Multifacetada nos temas que registo sempre me fascinou a fotografia de Natureza, desde a Macrofotografia à fotografia de Paisagem, contudo esta última cativou-me definitivamente como memória fotográfica do que de tão belo tem a natureza no seu espaço.

Tenho participado em viagens exclusivamente fotográficas e frequentado workshops que fazem

parte desta contínua vontade de aperfeiçoamento, crescimento e conhecimento.

Espero que este convite que tão amavelmente me foi feito para participar no projeto "Fotografia no FEMININO", que, com muito orgulho, aceitei como um grande desafio, seja o arranque para outros novos projetos e realização de novos sonhos .... a partilha do que me faz sentir Feliz sempre que coloco o dedo naquele botãozinho mágico da câmara e sai o delicioso som de um "Click "!

Patrícia Blázquez

Nasci em Lisboa em 1970. O meu primeiro contacto com a Fotografia ocorreu no âmbito do curso de Marketing e Publicidade, IADE, 1989 e desde então a fotografia passou a fazer parte de mim e do modo como vejo o mundo.

Tenho participado regularmente em diversos cursos e workshops.

Recentemente participei num projecto colectivo "365 dias Fotografando com Amigos" que culminou com uma exposição e a edição de um livro de fotografia a que se chamou "5/365".

Profissionalmente, desde que terminei o curso que a minha actividade profissional tem estado sempre ligada ao mundo das artes. Talvez por isso me dedique bastante à fotografia de espectáculo, um tipo de fotografia desafiante que me interessa bastante desenvolver.

Nasci em Lisboa, resido em Lisboa e sou bancária há cerca de 30 anos.

Deste muito nova que capto imagens dos momentos importantes da minha vida.

Comecei por filmar e, a dada altura, passei para a fotografia.

Tirei um curso de fotografia na Associação Portuguesa de Arte Fotográfica e a partir desse momento a minha vida mudou.

Passei a observar de outra forma o que me rodeia.

Tenho procurado aprofundar os meus conhecimentos, sistematicamente, participando em workshops variados.

Participei em exposições coletivas e individuas.

Participei em coletâneas de fotógrafos contemporâneos.

O meu primeiro livro de fotografia "SER MULHER", foi dedicado às Mulheres em geral e à minha Mãe em particular, e deu origem a uma exposição, com a mesma designação, que esteve patente na Fábrica de Braço de Prata - Sala Foucault.

Posteriormente, realizei a exposição "SER ANIMAL", no mesmo local.

Neste momento, participo em dois projetos: o livro "Fotografia no FEMININO", e o livro "SER MULHER II", dedicado à minha sogra.

Qualquer um destes projetos,será seguido de uma exposição, no primeiro caso coletiva e itinerante, no segundo caso, individual.

Sou natural de Coimbra onde sempre vivi. Sou licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina  da Universidade de Coimbra, especialista  em Oftalmologia.

Tenho como hobby a fotografia e como tema de eleição, a Natureza.

Dedico-me  especialmente à fotografia de Aves.

Participei em várias exposições colectivas.

Sou co-autora dos livros editados pela Almalusa:

  • " Aves de Portugal Continental ", Novembro de 2015,
  • " aSpectrusdeLuZ ", Maio de 2016,

Sou autora do Livro: " Aves Estepárias " - Vol IX integrado na colectânea " O Mundo das Aves Janeiro de 2018. - Edição Almalusa.